O Glúten é uma proteína encontrada em grãos como trigo, cevada, centeio e triticale. É o que dá a massa o seu aspecto elástico e ajuda a manter a sua forma. No entanto, para algumas pessoas, o consumo de glúten pode causar problemas de saúde graves.
O Glúten é uma proteína que é mal absorvida por algumas pessoas e pode causar sintomas como inchaço, diarreia, fadiga, dor abdominal e perda de peso. Essas pessoas têm uma condição conhecida como Doença Celíaca, uma intolerância permanente ao glúten.
![Pessoa Celíaca, intolerância ao Glúten](https://transformandoshape.com.br/wp-content/uploads/2023/02/AdobeStock_105783096-1024x683.jpeg)
![Pessoa Celíaca, intolerância ao Glúten](https://transformandoshape.com.br/wp-content/uploads/2023/02/AdobeStock_259635271-1-683x1024.jpeg)
![Pessoa Celíaca](https://transformandoshape.com.br/wp-content/uploads/2023/02/AdobeStock_261004724-1024x683.jpeg)
Além da Doença Celíaca, há outra condição conhecida como Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca, na qual o glúten pode causar sintomas similares, mas não há danos permanentes às vilosidades intestinais.
Se você tem sintomas após o consumo de alimentos com glúten, é importante consultar um médico para descartar a Doença Celíaca ou outra condição médica subjacente. Se for confirmada a intolerância ao glúten, evitar o consumo de glúten é a única maneira de aliviar os sintomas.
Para evitar o glúten, você precisa evitar alimentos que contenham trigo, cevada, centeio e triticale, e procurar por alternativas como arroz, milho, quinoa, aveia sem glúten e amaranto. Além disso, é importante ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos e evitar alimentos processados que possam conter glúten como molhos, temperos e sopas.
![Alimentos Glúten free](https://transformandoshape.com.br/wp-content/uploads/2023/02/AdobeStock_254771136-1.jpeg)
Aqui estão alguns alimentos que são livres de glúten e podem ser uma boa opção para aqueles que precisam evitar esse tipo de proteína:
Arroz: Branco, integral, basmati, jasmim, entre outros.
Milho: Milho fresco, milho enlatado, milho cozido, entre outros.
Quinoa: Uma semente que é rica em proteínas e é uma boa fonte de carboidratos saudáveis.
Batata: Batata inglesa, batata doce, batata assada, entre outros.
Frutas e legumes: Maçãs, bananas, cenouras, abobrinhas, entre outros.
Nozes e sementes: Amêndoas, nozes, sementes de girassol, sementes de abóbora, entre outros.
Carnes, peixes e frango: Frango grelhado, salmão grelhado, carne moída, entre outros.
Produtos sem glúten: Pão sem glúten, massas sem glúten, biscoitos sem glúten, entre outros.
Lembre-se de sempre ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos para garantir que eles sejam realmente livres de glúten.
Portanto, o glúten é uma proteína presente em muitos alimentos, mas pode ser prejudicial para algumas pessoas. Se você tem sintomas após o consumo de alimentos com glúten, consulte um médico e evite o consumo para aliviar os sintomas e um nutricionista para obter orientação sobre a melhor dieta para você.